Docente: Tânia Lourenço
Duração: 60 min
APRESENTAÇÃO: Introdução à Filosofia e ao filosofar através da aproximação a conteúdos e conceitos filosóficos. Análise filosófica estruturada no contributo da História das Ideias, com o intuito de promover uma reflexão holística e abrangente sobre o conhecimento filosófico.
OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a capacidade de reflexão, abstração e conceptualização; Praticar a argumentação e o raciocínio lógico; Estimular o espírito crítico; Promover o envolvimento com a Filosofia através da reflexão sobre temas contemporâneos.
Docente: Lourenço Almeida Duarte
Duração: 60 min
Docente: Vítor Tavares
APRESENTAÇÃO: Compreender o legado do século XIX, que obriga à análise de um enorme conjunto de fatores, mecanismos e instrumentos de mudança e exige o estudo da transformação ocorrida nas mentalidades, na sociedade e na vida política. A vitória definitiva do Liberalismo abriu um novo ciclo em todos os sectores da vida nacional.
VISÃO GERAL E CONTEÚDOS
1 – Liberalismo: enquanto a Monarquia Constitucional procura consolidar-se.
1.1 – A governação setembrista – 1836-1841
1.2 – Costa Cabral – 1842-1846
1.3 – Dois Movimentos: “Maria da Fonte” e a “Patuleia” – 1846-1847
1.4 – Costa Cabral – 1849-1851
2 – A “Regeneração” – 1851 – 1887
2.1 – Da instabilidade político-militar à estabilidade político-administrativa
2.2 – Revisões constitucionais
2.3 – Obras públicas e comunicações
2.4 – Educação, cultura e saúde
2.5 – Outras iniciativas
3 – Portugal em África – 1853 – 1890
3.1 – Iniciativas oficiais portuguesas
3.2 – A conferência de Berlim -1884-1885
3.3 – Resposta ao Ultimato – 1890
4 – Um retrato da sociedade oitocentista
4.1 – Do Romantismo ao Naturalismo
4.2 – Da pintura à arquitetura
4.3 – O ensino
4.4 – Detetar a urbe no Liberalismo
4.5 – A nova urbe industrial
4.6 – Lisboa boémia
5– A crise do Liberalismo - Decadência e fim da Monarquia
5.1 – O reinado de D. Carlos – 1889-1908
5.2 – A ditadura de João Franco – 1907
5.3 – O regicídio “O fim da Pátria?”
5.4 – D. Manuel II – 1908-1910
Docente: Fátima Homem Cristo
Duração: 60 min
APRESENTAÇÃO
“A Arte em Portugal”
Este programa foi elaborado especificamente para a Universidade Sénior Parque da Nações e visa proporcionar aprendizagens especificas para o entendimento da Arte em Portugal, numa abordagem comparativa com a Arte desenvolvida na Europa, de modo a permitir o entendimento, do estudante, dos testemunhos artísticos, Nosso Património, e, consequentemente, promover a valorização, conservação e o respeito pela nossa História e Cultura.
O programa destina-se aos alunos que frequentaram a Disciplina de História da Arte no ano lectivo transacto, por se considerar que só será possível a abordagem comparativa se na posse dos conhecimentos específicos sobre os movimentos artísticos estudados e respectivos contextos.
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
O programa tem como objectivo ajudar a desenvolver as competências essenciais para o entendimento da Arte portuguesa, nas suas diversas manifestações (pintura, escultura, arquitectura). Com esta abordagem pretende-se contribuir para qualificar a formação de cada individuo no âmbito artístico e promover atitudes de investimento pessoal em conhecer, entender e valorizar o património artístico português no contexto europeu.
OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer os testemunhos artísticos do Passado e do Presente como factores de identidade.
Apreciar o Património Artístico
Preservar e valorizar o Património Artístico
Mobilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina no ano lectivo transacto (nível I)
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Do nascimento da Arte aos nossos dias
Parte I
1. Pré-História
- Arte Neolítica e Megalitismo em Portugal
- Idade do Bronze em Portugal e respectiva Arte
2. Os Bárbaros
- Os Bárbaros no Ocidente da Península Ibérica e os vestígios da sua Arte em Portugal.
3. Império Romano
- A Romanização em Portugal e respectiva Arte
4. A Arte Árabe em Portugal
5. A Arte Visigótica em Portugal
6. Românico - Arte românica em Portugal
- Enquadramento Histórico. A Reconquista
- Arquitectura
- Outras formas artísticas
7. Gótico em Portugal, séculos XIII e XV
- Manuelino
8. Arte do Renascimento em Portugal
9. Arte Maneirismo e Barroco, século XVII
10. Barroco e Rococó – século XVIII
- Arte em Portugal século XVIII
- Arte colonial portuguesa século XVIII
11. Neoclassicismo em Portugal
- Enquadramento Histórico
- Arte Neoclássica
12. Romantismo em Portugal
- Pintura em Portugal
13. Realismo em Portugal
- Pintura e Escultura do Realismo em Portugal
14. Situação das Artes Plásticas em Portugal de finais do séc.XIX até à 1ª G.G.
15. Situação das Artes Plásticas em Portugal a partir da 1ª G.G.
16. Movimentos artísticos e tendências da Arquitectura em Portugal durante o
Estado Novo
Parte II
Técnicas
- História da ourivesaria em Portugal
- História do Vitral em Portugal
- História da Talha em Portugal
- História do azulejo em Portugal
- História da pirotecnia em Portugal
- História da fotografia em Portugal
- História do Cinema em Portugal
- A Moda como fenómeno estético- social. O estilismo em Portugal
Docente: Adília Charmier
Duração: 60 min
Docente: Rui Oliveira
Duração: 90 min
APRESENTAÇÃO: Falar de exigência e dedicação, em termos académicos, é apenas o acentuar de uma óbvia prescrição a fim de se alcançarem resultados e proveitos, e estes são os requisitos também presentes e garantidos aos participantes da disciplina de As Religiões do Mundo. Ao longo de 27 sessões e de uma forma sistematizada, serão revisitadas as 7 principais instituições religiosas radicadas em Portugal – Tradições chinesas, Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Islão, Cristianismo e Fé Bahá'í – cujo critério seletivo foi baseado, na antiguidade de implantação e número de seguidores. A reflexão e estudo, pela exígua disponibilidade horária atribuída a cada religião, privilegiará, ainda que de uma forma sumária, abordagens históricas, sociológicas, geográficas e políticas, assim como aspetos consubstanciadores das correspondentes espiritualidades.
OBJETIVOS: A metodologia expositiva incidirá no estudo dos contextos de natureza vária que estiveram presentes nas emergências religiosas estudadas, ajudando assim à perceção das realidades que determinaram as várias estruturações institucionais. Para tanto e como adjuvantes, no necessário trabalho de aclaramento, contaremos com a presença de convidados com perfil institucional autorizado das religiões visadas. Findo o ano académico, os participantes deverão ter adquirido conhecimentos suficientes, para uma identificação das várias realidades religiosas que coabitam no espaço social.
PRÉ-REQUISITOS: Mente aberta, despreconceituosa e vontade de conhecer e respeitar a diversidade religiosa.
MATERIAL NECESSÁRIO: O absolutamente elementar para o acompanhamento e tomada de notas.
Docente: Não definido
Duração: 90 min
Docente: Conceição Capela
Duração: 60 min
Docente: Sidónio Garcia
Duração: 60 min
APRESENTAÇÃO: Fotografar é uma forma de comunicação em linguagem visual. Esta linguagem, tal como as outras, por exemplo a escrita, também tem regras destinadas a melhorar a forma de comunicação, e no nosso caso particular, a fotografia.
OBJETIVOS
Conhecer a linguagem visual.
Promover a capacidade criativa de elaborar um documento em linguagem visual adequado aos conteúdos e ao público-alvo a comunicar, de acordo com a gramática da linguagem visual.
Perceber o funcionamento das principais funções da máquina fotográfica e adequa-las à produção de documentos neste tipo de linguagem.
METODOLOGIA: A implementação deste programa prevê apresentação de conteúdos em sala de aula, trabalhos práticos de recolha de imagem em exterior e posterior análise critica desses trabalhos. Poderão ser também ser introduzidas breves noções sobre correcção e edição de imagem. Os trabalhos recolhidos poderão ser divulgados em exposições presenciais ou digitais.
MATERIAL NECESSÁRIO: Máquina fotográfica ou telemóvel com câmara (smartphone).
Docente: Letícia Braga
Duração: 60 min
Docente: Paula Palhota
Duração: 90 min
APRESENTAÇÃO: Porque nascemos com a capacidade de imaginar? E se a imaginação e a arte fossem a fundação da experiência humana? Será que podemos dizer que a arte está no limiar do pensamento lógico e científico? Esta disciplina propões navegar na linguagem Criativa da Biosfera e do mundo das Artes através do estudo prático da literacia visual para uma maior compreensão intuitiva da narrativa global no seio de sistemas tão plurais. E vivenciar processos criativos, ao abandonar a ideia “ter que produzir” para apenas ser.
OBJETIVOS
Desenvolver hábitos criativos para o “pensamento multimodal” (multimodal thinking).
Praticar a literacia visual.
Aguçar as ferramentas da perceção.
Desenvolver capacidades para pensar de forma interdisciplinar e divergente.
Explorar a arte como uma vertente da autoeducação, (self-actualization de Maslow).
Exercitar o músculo da imaginação e da alegria com exercícios práticos artísticos e lúdicos.
PRÉ-REQUISITOS: Uma mente aberta e curiosa, com vontade de aprender a aprender. E disposta a errar.
MATERIAL NECESSÁRIO: Por ser um curso com uma forte componente prática necessitamos de algum material tais como; um sketchbook, lápis, aguarelas, pincéis, canetas permanentes (tipo Micron ou caneta Lamy). Com o desenrolar do tempo iremos utilizar materiais diversos (a defenir).
Docente: Rosa Callarisa Bel e Antonio Aguillera
Duração: 60 min
Docente: Camille Keller
Duração: 60 min
Docente: Evelise Domingues
APRESENTAÇÃO: Organização e seminários e workshops sobre temas variados ao longo do semestre.
Docente: Adriana Keller