Docente: Vítor Tavares
APRESENTAÇÃO: Compreender o legado do século XIX, que obriga à análise de um enorme conjunto de fatores, mecanismos e instrumentos de mudança e exige o estudo da transformação ocorrida nas mentalidades, na sociedade e na vida política. A vitória definitiva do Liberalismo abriu um novo ciclo em todos os sectores da vida nacional.
VISÃO GERAL E CONTEÚDOS
1 – Liberalismo: enquanto a Monarquia Constitucional procura consolidar-se.
1.1 -A governação setembrista – 1836-1841
1.2 – Costa Cabral – 1842-1846
1.3 – Dois Movimentos: “Maria da Fonte” e a “Patuleia” – 1846-1847
1.4 – Costa Cabral – 1849-1851
2 – A “Regeneração” – 1851 – 1887
2.1 – Da instabilidade político-militar à estabilidade político-administrativa
2.2 – Revisões constitucionais
2.3 – Obras públicas e comunicações
2.4 – Educação, cultura e saúde
2.5 – Outras iniciativas
3 – Portugal em África – 1853 – 1890
3.1 – Iniciativas oficiais portuguesas
3.2 – A conferência de Berlim -1884-1885
3.3 – Resposta ao Ultimato – 1890
4 – Um retrato da sociedade oitocentista
4.1 – Do Romantismo ao Naturalismo
4.2 – Da pintura à arquitetura
4.3 – O ensino
4.4 – Detetar a urbe no Liberalismo
4.5 – A nova urbe industrial
4.6 – Lisboa boémia
5– A crise do Liberalismo - Decadência e fim da Monarquia
5.1 – O reinado de D. Carlos – 1889-1908
5.2 – A ditadura de João Franco – 1907
5.3 – O regicídio “O fim da Pátria?”
5.4 – D. Manuel II – 1908-1910
Docente: Fátima Homem Cristo
Duração: 60 min
“A Arte - A História visível do Homem”
Este programa foi elaborado especificamente para a Universidade Sénior Parque das Nações e visa proporcionar aprendizagens especificas para o entendimento da Obra de Arte, numa abordagem facilitadora que permita a fruicção e o entendimento, do estudante, enquanto visitante de qualquer museu, ou turista em qualquer cidade do mundo.
APRESENTAÇÃO: O programa tem como objectivo ajudar a desenvolver as competências essenciais para o entendimento da Obra de Arte nas suas diversas manifestações (pintura, escultura, arquitectura, música e dança). Com esta abordagem pretende-se contribuir para qualificar a formação de cada individuo no âmbito artístico e promover atitudes de investimento pessoal em conhecer, entender e valorizar o património artístico português no contexto europeu.
OBJETIVOS FUNDAMENTAIS: Estimular o gosto pela criação artística
Aprender a ver.
Aprender a interpretar.
Aprender a contextualizar.
OBJETIVOS GERAIS: Tempo e Espaço
Situar cronologicamente os fenómenos culturais e artísticos (Tempo).
Reconhecer a importância do contexto geográfico, ou outros, para o aparecimento das manifestações artísticas (Espaço).
Reconhecer o objecto artístico como produto do Homem no seu processo histórico e cultural.
Utilizar o vocabulário artístico específico de cada área artística e/ou movimento.
VISÃO GERAL E CONTEÚDOS
Do nascimento da Arte aos nossos dias.
Uma evocação, breve, da acção do Homem desde a Pré História (registos nas cavernas) com aprofundamento a partir das civilizações Grega e Romana por constituírem a fonte e a inspiração do Homem, ao longo da sua história, na criação da Arte e nos aspectos civilizacionais.
Continuação da abordagem pela Arte da Idade Média e Renascimento até aos nossos dias.
COMPONENTE PRÁTICA
Aprender a Ver (Leitura de obras de Arte) – tema, elementos, composição e cor.
Aprender a interpretar – identificação dos elementos ou características específicos de cada manifestação artística ou movimento artístico.
Aprender a contextualizar – ligação da teoria à prática. Compreender os contextos geográfico, ou outros, que favoreceram o aparecimento de determinada criação artística.
Docente: Adília Charmier
Duração: 60 min
Docente: Rui Oliveira
Duração: 90 min
APRESENTAÇÃO: Falar de exigência e dedicação, em termos académicos, é apenas o acentuar de uma óbvia prescrição a fim de se alcançarem resultados e proveitos, e estes são os requisitos também presentes e garantidos aos participantes da disciplina de As Religiões do Mundo. Ao longo de 27 sessões e de uma forma sistematizada, serão revisitadas as 7 principais instituições religiosas radicadas em Portugal – Tradições chinesas, Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Islão, Cristianismo e Fé Bahá'í – cujo critério seletivo foi baseado, na antiguidade de implantação e número de seguidores. A reflexão e estudo, pela exígua disponibilidade horária atribuída a cada religião, privilegiará, ainda que de uma forma sumária, abordagens históricas, sociológicas, geográficas e políticas, assim como aspetos consubstanciadores das correspondentes espiritualidades.
OBJETIVOS: A metodologia expositiva incidirá no estudo dos contextos de natureza vária que estiveram presentes nas emergências religiosas estudadas, ajudando assim à perceção das realidades que determinaram as várias estruturações institucionais. Para tanto e como adjuvantes, no necessário trabalho de aclaramento, contaremos com a presença de convidados com perfil institucional autorizado das religiões visadas. Findo o ano académico, os participantes deverão ter adquirido conhecimentos suficientes, para uma identificação das várias realidades religiosas que coabitam no espaço social.
PRÉ-REQUISITOS: Mente aberta, despreconceituosa e vontade de conhecer e respeitar a diversidade religiosa.
MATERIAL NECESSÁRIO: O absolutamente elementar para o acompanhamento e tomada de notas.
Docente: Fernando Grencho
Duração: 90 min
Docente: Rute Pereira
Duração: 90 min
Docente: Conceição Capela
Duração: 60 min
Docente: Sidónio Garcia
Duração: 60 min
APRESENTAÇÃO: Fotografar é uma forma de comunicação em linguagem visual. Esta linguagem, tal como as outras, por exemplo a escrita, também tem regras destinadas a melhorar a forma de comunicação, e no nosso caso particular, a fotografia.
OBJETIVOS
Conhecer a linguagem visual.
Promover a capacidade criativa de elaborar um documento em linguagem visual adequado aos conteúdos e ao público-alvo a comunicar, de acordo com a gramática da linguagem visual.
Perceber o funcionamento das principais funções da máquina fotográfica e adequa-las à produção de documentos neste tipo de linguagem.
METODOLOGIA: A implementação deste programa prevê apresentação de conteúdos em sala de aula, trabalhos práticos de recolha de imagem em exterior e posterior análise critica desses trabalhos. Poderão ser também ser introduzidas breves noções sobre correcção e edição de imagem. Os trabalhos recolhidos poderão ser divulgados em exposições presenciais ou digitais.
MATERIAL NECESSÁRIO: Máquina fotográfica ou telemóvel com câmara (smartphone).
Docente: Letícia Braga
Duração: 60 min
Docente: Paula Palhota
Duração: 90 min
APRESENTAÇÃO: Porque nascemos com a capacidade de imaginar? E se a imaginação e a arte fossem a fundação da experiência humana? Será que podemos dizer que a arte está no limiar do pensamento lógico e científico? Esta disciplina propões navegar na linguagem Criativa da Biosfera e do mundo das Artes através do estudo prático da literacia visual para uma maior compreensão intuitiva da narrativa global no seio de sistemas tão plurais. E vivenciar processos criativos, ao abandonar a ideia “ter que produzir” para apenas ser.
OBJETIVOS
Desenvolver hábitos criativos para o “pensamento multimodal” (multimodal thinking).
Praticar a literacia visual.
Aguçar as ferramentas da perceção.
Desenvolver capacidades para pensar de forma interdisciplinar e divergente.
Explorar a arte como uma vertente da autoeducação, (self-actualization de Maslow).
Exercitar o músculo da imaginação e da alegria com exercícios práticos artísticos e lúdicos.
PRÉ-REQUISITOS: Uma mente aberta e curiosa, com vontade de aprender a aprender. E disposta a errar.
MATERIAL NECESSÁRIO: Por ser um curso com uma forte componente prática necessitamos de algum material tais como; um sketchbook, lápis, aguarelas, pincéis, canetas permanentes (tipo Micron ou caneta Lamy). Com o desenrolar do tempo iremos utilizar materiais diversos (a defenir).
Docente: Rosa Callarisa Bel e Antonio Aguillera
Duração: 60 min
Docente: Camille Keller
Duração: 60 min
Docente: Evelise Domingues
APRESENTAÇÃO: Organização e seminários e workshops sobre temas variados ao longo do semestre.
Docente: Adriana Keller