A disciplina de História é lecionada em formato de ensino a distância. O link é oportunamente enviado por e-mail diretamente a todos os estudantes.
APRESENTAÇÃO: Falar de exigência e dedicação, em termos académicos, é apenas o acentuar de uma óbvia prescrição a fim de se alcançarem resultados e proveitos, e estes são os requisitos também presentes e garantidos aos participantes da Disciplina de Ciência das Religiões. Ao longo de 27 sessões e de uma forma sistematizada, serão revisitadas as 7 principais instituições religiosas radicadas em Portugal – Tradições chinesas, Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Islão, Cristianismo e Fé Bahá'í – cujo critério seletivo foi baseado, na antiguidade de implantação e número de seguidores. A reflexão e estudo, pela exígua disponibilidade horária atribuída a cada religião, privilegiará, ainda que de uma forma sumária, abordagens históricas, sociológicas, geográficas e políticas, assim como aspetos consubstanciadores das correspondentes espiritualidades.
OBJETIVOS: A metodologia expositiva incidirá no estudo dos contextos de natureza vária que estiveram presentes nas emergências religiosas estudadas, ajudando assim à perceção das realidades que determinaram as várias estruturações institucionais. Para tanto e como adjuvantes, no necessário trabalho de aclaramento, contaremos com a presença de convidados com perfil institucional autorizado das religiões visadas. Findo o ano académico, os participantes deverão ter adquirido conhecimentos suficientes, para uma identificação das várias realidades religiosas que coabitam no espaço social.
PRÉ-REQUISITOS: Mente aberta, despreconceituosa e vontade de conhecer e respeitar a diversidade religiosa.
MATERIAL NECESSÁRIO: O absolutamente elementar para o acompanhamento e tomada de notas.
APRESENTAÇÃO: Fotografar é uma forma de comunicação em linguagem visual. Esta linguagem, tal como as outras, por exemplo a escrita, também tem regras destinadas a melhorar a forma de comunicação, e no nosso caso particular, a fotografia.
OBJETIVOS
Conhecer a linguagem visual.
Promover a capacidade criativa de elaborar um documento em linguagem visual adequado aos conteúdos e ao público-alvo a comunicar, de acordo com a gramática da linguagem visual.
Perceber o funcionamento das principais funções da máquina fotográfica e adequa-las à produção de documentos neste tipo de linguagem.
METODOLOGIA: A implementação deste programa prevê apresentação de conteúdos em sala de aula, trabalhos práticos de recolha de imagem em exterior e posterior análise critica desses trabalhos. Poderão ser também ser introduzidas breves noções sobre correcção e edição de imagem. Os trabalhos recolhidos poderão ser divulgados em exposições presenciais ou digitais.
MATERIAL NECESSÁRIO: Máquina fotográfica ou telemóvel com câmara (smartphone).
APRESENTAÇÃO: A disciplina de Literatura portuguesa propõe a fruição de textos de determinadas épocas e de grandes escritores da nossa literatura, alargando, em espiral, conhecimentos que potenciem uma leitura progressivamente mais abrangente.
OBJECTIVOS
Promover o prazer do contacto com textos de épocas, períodos, escritores de língua portuguesa;
Ir desenvolvendo essa fruição pela aquisição de um conhecimento gradualmente crescente de técnicas literárias e da integração do texto no contexto (histórico, filosófico, artístico...);
Relacionar a literatura com as outras artes.
PRÉ-REQUISITOS: Apetência para o alargar de saberes e de sensações estéticas.
MATERIAL NECESSÁRIO: Capacidade para questionar e “dar asas” à sensibilidade literária.
APRESENTAÇÃO: Porque nascemos com a capacidade de imaginar? E se a imaginação e a arte fossem a fundação da experiência humana? Será que podemos dizer que a arte está no limiar do pensamento lógico e científico? Esta disciplina propões navegar na linguagem Criativa da Biosfera e do mundo das Artes através do estudo prático da literacia visual para uma maior compreensão intuitiva da narrativa global no seio de sistemas tão plurais. E vivenciar processos criativos, ao abandonar a ideia “ter que produzir” para apenas ser.
OBJETIVOS
Desenvolver hábitos criativos para o “pensamento multimodal” (multimodal thinking).
Praticar a literacia visual.
Aguçar as ferramentas da perceção.
Desenvolver capacidades para pensar de forma interdisciplinar e divergente.
Explorar a arte como uma vertente da autoeducação, (self-actualization de Maslow).
Exercitar o músculo da imaginação e da alegria com exercícios práticos artísticos e lúdicos.
PRÉ-REQUISITOS: Uma mente aberta e curiosa, com vontade de aprender a aprender. E disposta a errar.
MATERIAL NECESSÁRIO: Por ser um curso com uma forte componente prática necessitamos de algum material tais como; um sketchbook, lápis, aguarelas, pincéis, canetas permanentes (tipo Micron ou caneta Lamy). Com o desenrolar do tempo iremos utilizar materiais diversos (a defenir).
APRESENTAÇãO: Um evento é um acontecimento planeado que se realiza numa determinada data, num local anteriormente definido e durante a sua realização nada pode falhar. Esta disciplinada pretende ensinar a organizar um evento, sem que sejam esquecidos nenhum dos seus componentes.
OBJECTIVOS: O impacto dos eventos bem sucedidos é tal, que a organização e gestão dos mesmos deixou de ser responsabilidade de amadores e passou a ser tarefa de profissionais com formação e com competência para a coordenação, não só de meios humanos, como materiais e financeiros. "Formar profissionais" é o objetivo desta disciplina. Profissionais que consigam resolver problemas, criar soluções, aprender com os erros cometidos e dar sentido ao que se aprendeu.
MATERIAL NECESSÁRIO: Interesse em querer aprender.
APRESENTAÇÃO: REIKI é um método terapêutico natural, que utiliza a canalização da Energia Universal (REI) para equilíbrio da Energia Vital (KI), promovendo no indivíduo, harmonia aos níveis. MEDITAÇÃO é a Arte de se estar consigo mesmo desenvolvendo a capacidade de ficar no " Aqui e no Agora". Meditações Guiadas, pintura de Mandalas ao som de música terapêutica. Aplicação da terapia em grupo e individualmente.
OBJETIVOS
Trazer paz e relaxamento profundos.
Dissolver bloqueios energéticos e de tensão.
Desintoxicar o corpo.
Estimular o sistema imunitário.
Ajudar a aliviar a dor.
Ajudar na concentração.
Ajudar a diminuir os estados de ansiedade.
Ajudar a promover a Serenidade.
PRÉ REQUISITOS: Estar no "Aqui e no Agora" num ambiente de: Calma, Confiança, Gratidão, Honestidade, Bondade.
MATERIAL NECESSÁRIO: Os alunos devem possuir o seu livro de Mandalas e lápis de cor. A professora gravações de Música Terapêutica e muito Amor no Coração.
APRESENTAÇÃO: Mais do que uma mera sucessão de factos que aconteceram cronologicamente ao longo dos tempos, nesta disciplina procuraremos compreender de que forma a interculturalidade entre os vários povos que se foram fixando no território a que chamamos Portugal, influenciou os costumes e a mentalidade portuguesa. Só conhecendo quem fomos podemos compreender quem somos.
OBJECTIVOS: Conhecermo-nos melhor e entender "o outro"
PRÉ-REQUISITOS: Mente aberta e sem preconceitos.
MATERIAL NECESSÁRIO: Unicamente o indispensável à tomada de notas, se assim o entenderem.
APRESENTAÇÃO: Yoga do Riso é um conceito único no qual qualquer pessoa pode rir sem motivo, sem depender de humor, piadas ou comédia. Rimos como exercício físico, através de movimentos corporais, contacto visual e muita ludicidade, simulando a gargalhada até que esta se torne real. Baseia-se no facto científico de que o nosso cérebro não distingue o real do imaginado, por isso produz os mesmos benefícios de uma gargalhada real. Foi criado em 1995 por um médico de Família, Dr. Madan Kataria e hoje está em mais de 100 países, com milhares de clubes do riso espalhados pelo mundo.
OBJECTIVOS:
RIR MAIS – Para obter completamente os benefícios do riso precisamos rir continuamente por, pelo menos, dez a 15 minutos, sendo que no Yoga do Riso como o fazemos como um exercício, podemos rir pelo tempo que quisermos.
RIR MAIS PROFUNDO – O riso também precisa ser energético e profundo, vindo do coração e utilizando o diafragma. No Yoga do Riso encontramos um ambiente completamente seguro e acolhedor para rirmos livremente.
TORNAR O RISO INCONDICIONAL – Para assegurar a quantidade diária de riso necessária precisamos comprometer-nos a rir sem motivo e com consistência, para que possamos parar de entregar o riso ao acaso.
PRÉ-REQUISITOS: Querer mais Alegria, uma vida leve e mais optimista.
MATERIAL NECESSÁRIO: Roupa confortável, garrafa com água.